Ângela Albernaz Correia

2013-05-20

Novos Cenários e Modelos de Aprendizagem Construtivistas em Plataformas Digitais - Capitulo II

 




No âmbito da unidade curricular Educação e internet, foi-nos solicitado a elaboração de um comentário critico sobre um  captitulo do livro Educação online: pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais. O meu comentário foi feito com base no Capitulo II do livro referido.


Este capitulo tem como base as profundas transformações, sociais, culturais, económicas e tecnológicas que a educação tem sofrido ao longo dos tempos.  Todas estas mudanças tém como pano de fundo as mudanças ao nivel das TIC, ou seja, com a evolução tão rápida das novas tecnologias de informação e comunicação e da internet. Todas estas transformações criaram uma sociedade digital, e um novo paradigma educacional, ou seja, o professor deixou de ser a figura que passar os saberes, mas um mediador entre a aprendizagem e o aluno, estas mudanças tém como finalidade fazer com que o aluno tenha um papel importante na sua aprendizagem, para isso, há que reunir todo um processo estratégico que reúna todas as condições para que o aluno tenha uma aprendizagem mediada, obtenha todos os conhecimentos referenciados, é necessário que o aluno também tenha uma boa gestão do seu tempo de estudo e esforço para que a aprendizagem seja feita com sucesso.


Para que todo estes processos de mudança no ensino sejam capazes de progredir com sucesso, também há um trabalho muito grande a ser feito pelas instituições de ensino, que é, preparar os docentes, é pois importante que todos os protagonistas envolvidos sejam capazes de dominar esta área nomeadamente terem competências de trabalhos em equipa, gestão de recursos, gestão de tempo, interajuda, diálogo à distânicia etc.


Em suma, como o aparecimento das novas plataformas digitais, tem havido muitas mudanças ao nivel do ensino, principlamnete no ensino á distãncia, que por experiência própria tem sido única e muito gratificante, pois através das nossas casas e com a mediação dos nossos tutores da UAB temos conseguido aduirir conhecimentos e aprendizagens únicas.



Bibliografia


Monteiro, A.; Moreira, A.J.; Almeida A.C. (2012) Educação online: pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais. Defacto: Santo Tirso-Portugal (Cap. II Novos cenários e modelos de aprendizagem construtivistas em plataformas digitais.

Sem comentários:

Enviar um comentário